quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vanellus chilensis (quero-quero)






  • Reino: Animalia
  • Filo:Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Charadriiformes
  • Família: Charadriidae
  • Género: Vanellus
  • Espécie: V. chilensis Molina, 1782

CARACTERÍSTICAS
Mede 37 cm, peso 277 g. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 cm de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penhacho)  na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o vôo. Sexos semelhantes.
HABITAT
Vive em banhados e pastagens; é visto em estradas, freqüentemente longe d'água.
HABITOS
Adota às vezes tática de pescar semelhante à de certas garças, espantando          larvas de insetos e peixinhos ocultos na lama mexendo rapidamente o pé.
ALIMENTAÇÃO
Larvas de insetos, peixinhos ocultos na lama, insetos, pequenos crustáceos, moluscos e outros artrópodes que encontra na terra.
REPRODUÇÃO
Na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Nidificam em uma cavidade esgravatada no solo; os ovos têm formato de pião ou pêra, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, sendo manchados, confundindo-se perfeitamente com o solo. Quando os adultos são espantados do ninho finge-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo; o macho torna-se agressivo até mesmo a um homem.Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.
DISTRIBUIÇÃO
Ocorre da América Central até a Terra do Fogo e em todo o Brasil.
LOCALIZAÇÃO
Rod MG 424 km 45, Zona rural, Sete Lagoas - MG.
CURIOSIDADES
É muito estimado pelos fazendeiros, por ser o "vigia" das fazendas, funciona como sentinela dos lugares onde habita, alertando para qualquer alteração na sua área. Qualquer barulho ou intruso é logo denunciado pela gritaria.É uma ave muito popular no Brasil.
REFERÊNCIAS
1. Site: http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/sabiacam.html, acessado em 03 de maio de 2013, às 16h35min.
2. SICK, H. Ornitologia Brasileira, uma Introdução. 2ed, Brasília: Universidade de Brasília, p. 592, 1986.



Nenhum comentário:

Postar um comentário