quinta-feira, 20 de junho de 2013

Columbina talpacoti (Rolinha-roxa)







Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: ColumbidaeLeach, 1820
Espécie: C. talpacoti  
Nome em Inglês: Ruddy Ground-Dove
CARACTERÍSTICAS
Medem 17 cm e pesam 47g. O macho possui as penas marrom-avermelhadas, cor dominante no corpo do adulto, em contrascte com a cabeça, que é cinza azulada. A fêmea é toda parda, Nos dois sexos, sobre a asa há uma série de pontos negros nas penas. Os filhotes saem com traços da plumagem de cada sexo.
HABITAT
Faz um ninho raso, localizado a 1 m de altura ou mais, em meio a arbustos. Nas cidades, costuma fazer ninho sobre vigas, debaixo de telhas, em coberturas de edifícios ou galpões.
ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se de grãos e sementes.
REPRODUÇÃO
O casal mantém um território de ninho, afastando as outras rolinhas de perto. Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos de cipós e galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno. É construído em árvores baixas e altas, às vezes em caixos de banana ou em telhados das casas. Postura de 2 ovos, que são chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. O casal, às vezes, dois dias depois, já inicia um a nova ninhada.
DISTRIBUIÇÃO
Presente em todo o Brasil, e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Na Amazônia é encontrada apenas localmente, estando ausente de áreas com extensas florestas. É a mais conhecida das pombinhas brasileiras, sendo comum em áreas abertas, campos, plantações e áreas urbanas.
VÍDEO

REFERÊNCIAS
1. www.faunacps.cnpm.embrapa.br. Acesso em 25 de abril de 2013 às 12hs.
2. LEAL, S. Guia de aves do Parque Municipal de Maceió. Maceió, CE: POLIGRAF, 2010.
3.NISHIDA, S.M.; UIEDA, V.S. Que bichos moram no Jardim Botânico do I.B? Botucatu, SP: UNESP, 2011.
4. SOUZA, E.A. etall. Guia de Campo: Aves do Parque Nacional do Cabo Orange.2 ed. Oiapoque, AP: ICMBio/Cemave, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário